Moradores fecham rodovia e MPMG chama gerazeiros - Rede Gazeta de Comunicação
Moradores fecham rodovia e MPMG chama gerazeiros

Moradores dos municípios de Grão Mogol, Fruta de Leite e Padre Carvalho fecharam a BR-251, no Norte de Minas, em ato em defesa do projeto de mineração da SAM Metais e em função do Estado ter suspendido as audiências públicas que seriam realizadas nos dias 29 e 30 de março. Se o empreendimento não receber o licenciamento ambiental até o mês de junho, ficará comprometido. No mesmo dia, a União das Entidades de Classes do Norte de Minas soltou uma nota criticando o cancelamento das audiências e alertando para a importância econômica do projeto.

No mesmo sábado, na parte da tarde, a Coordenadoria de Inclusão e Mobilidade Social (CIMOS), do Ministério Publico, expediu convite a todas as lideranças e representantes das comunidades tradicionais geraizeiras atingidas pelo projeto de mineração para reunião hoje, às 14 horas, na sede do Ministério Público em Montes Claros, quando se tratará dos passos a serem dados nessa área. O Projeto Bloco 8, empreendimento de uma mineradora cria plataforma de desenvolvimento econômico, social e tecnológico para o Norte de Minas Desenvolvido para ser sinônimo mundial de segurança e inovação, o projeto Bloco 8 é formado principalmente por um complexo minerário e uma barragem de água. Além de trazer soluções para a disponibilização dos recursos hídricos, o projeto tem como compromisso fomentar na região uma plataforma de crescimento econômico e social. O investimento atual previsto pela empresa Sul Americana de Metais (SAM) para o empreendimento é de 2,1 bilhões de dólares tornando viável a extração de minério de ferro de baixo teor (média de 20%) e a transformação do minério do norte do estado em um produto de alta qualidade.

O tratamento do material a ser realizado no local viabilizará o aumento de sua concentração de 20% para um teor de 66,5%. “Acreditamos que, em função das várias inovações tecnológicas, de processo e de engenharia, introduzidas pela SAM, o projeto Bloco 8 representará um novo paradigma para a mineração e reforça nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento do norte de Minas Gerais e com o Brasil”, afirma Jin Yongshi, CEO da SAM. A previsão é que sejam gerados 6.200 novos postos de trabalho direto durante o pico da fase de implantação do Projeto Bloco 8, e mais 1.100 empregos durante a sua operação, com produção anual de 27,5 milhões de toneladas de concentrado minério de ferro. No empreendimento serão investimentos de US$ 2,1 bilhões.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: